Sua área de concentração está definida em desenvolvimento territorial, pois, visa atuar na mitigação de problemas socioespaciais oriundos da forma de uso e ocupação territorial, sobretudo, em escalas local e regional. Esta área de concentração se subdivide em duas linhas de pesquisa:
Linha de Pesquisa 1 – Gestão de recursos naturais e desenvolvimento rural.
Engloba pesquisas que têm como foco a preservação e/ou recuperação de recursos naturais como água e solos, dentre outros, relacionados às atividades produtivas no campo. Visa-se com esta Linha qualificar profissionais, dotando-os de ferramentas teórico-metodológicas apropriadas à resolução de problemas associados à gestão ambiental e do desenvolvimento rural.
Linha de Pesquisa 2 – Gestão de cidades, condições de vida e desenvolvimento urbano. Circunscreve pesquisas que têm por finalidade propor e realizar ações direcionadas ao desenvolvimento urbano e correlacionadas com as condições de vida, assim como ao meio ambiente urbano e seus riscos. Busca-se com esta Linha qualificar profissionais para atuar propositivamente na gestão de cidades e seu desenvolvimento urbano.