Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2000). Doutorado em Geologia com área de concentração em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é Professor Titular B do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Climatologia Geográfica. Desenvolve os seguintes temas: gestão de recursos hídricos, degradação ambiental, bacia hidrográfica, meio ambiente e relevo. Coordenou o Colegiado de Geografia do DCH CAMPUS V. Coordenou o Doutorado Interinstitucional em Geografia - Convênio UNEB e UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Problemas Ambientais e Sustentabilidade no Recôncavo Baiano (CIPAS/RB). Coordenador do projeto de pesquisa Sistema Clima Urbano na cidade de Salvador (BA).
Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em difusão do Conhecimento Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, análise socioambiental, unidade de conservação, politica pública, Difusão do Conhecimento e Construção do Conhecimento. . Pesquisadora do Centro Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR, Desenvolvendo pesquisas no grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional, nas Linha 1 - Educação e Desenvolvimento Regional Linha 2 - Análise Cognitiva: Multirreferencialidade, Interdisciplinaridade e Rede de Pesquisa.
Possui Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1983), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, zoneamento ecológico - econômico, educação, desenvolvimento sustentável e análise ambiental.
Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia; Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no curso de Geografia. Experiência na área de Geografia e Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Territorial, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: políticas agrícolas, desenvolvimento rural, agricultura familiar, potencialidades econômicas e sociais territoriais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Agrícolas e Desenvolvimento (GEPAD), registrado no Diretório do CNPq. Atuação em projetos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, dentro do recorte territorial, em diagnósticos, análise e proposições para o desenvolvimento territorial. Atualmente pesquisa o desenvolvimento de inovações tecnológicas, políticas agrícolas, planejamento e gestão rural e territorial e a inclusão das atividades da agricultura familiar nos Planos Diretores Municipais.Pesquisa também a questão da legislação das atividades agrárias, contribuindo para a proposição de leis que contemplem a agricultura familiar. Coordenou o projeto "O PAA e o PNAE no desenvolvimento da agricultura familiar" que fez parte do Programa de Ações Integradas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar em Santo Antonio de Jesus/BA, contemplado com recursos do MEC/PROEXT.
Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (2010) e estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Iniciou sua vida profissional como professor concursado do Município de Salvador em 1995 no ensino fundamental, também teve experiência como professor substituto no ensino médio do Instituto Federal da Bahia entre 1996 e 1997. Desde 2000 é professor efetivo de dedicação exclusiva da Universidade do Estado da Bahia atingindo, em 2019, a condição de Professor Titular. Desde 2020 é professor da Pós-graduação Lato Sensu em Geografia e Desenvolvimento Territorial. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: produção espacial, reprodução social, mobilidade urbana e vida cotidiana. É líder do Grupo de Pesquisa As cidades e o urbano.
Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Mestrado em Geografia e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V - Santo Antônio de Jesus. Professor do quadro permanente do Mestrado em "Estudos Territoriais" da Universidade do Estado da Bahia, no Campus I - Salvador e Professor do Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) no Campus XI - Serrinha. Professor integrante do Colegiado da Pós ? graduação (especialização) em Desenvolvimento Territorial do DCH / UNEB - Campus V. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica e monografias de graduação. Membro de Conselhos editoriais e científicos de Revistas da área de Geografia e Ciências Humanas de Universidades brasileiras. Parecerista ad hoc da Universidade Estadual de Feira de Santana. Parecerista ad hoc da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. Membro / representante da Universidade do Estado da Bahia, junto ao Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga / Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). Tem experiência na área de Geografia, atuando 10 anos no ensino Fundamental e Médio (1991 - 2001) nas redes públicas (estadual e municipal), privada e também em cursos pré-vestibulares e cursos preparatórios para concursos públicos em diferentes cidades da Bahia. Atua nas áreas de Geografia Cultural e Geografia Urbana com os seguintes temas: manifestações culturais materiais e imateriais no / do espaço urbano; dimensões espaciais de festas populares; ensino de Geografia; dinâmica e planejamento urbano de pequenas cidades; diálogos e interfaces entre Geografia e Literatura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa RECÔNCAVO: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente e vice-líder do Grupo de Pesquisa TERRACULT - Territórios da Cultura Popular, ambos inscritos no CNPq. No âmbito do Grupo de Pesquisa Recôncavo, integrou a equipe que desenvolveu trabalhos de Pesquisa e Extensão intitulados ?"Afrodescendentes e relações territoriais no Recôncavo Baiano", com ênfase nas cidades de Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Desenvolve uma atividade de Pesquisa e Extensão sobre o papel da Geografia Cultural nos espaços educacionais do Território de Identidade do Recôncavo baiano, junto ao Núcleo de Pesquisas da UNEB - Campus V. Membro da Rede NEER - Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. Membro do Grupo de Pesquisa GEOMOV - Geografia e Movimentos Sociais, da UEFS. Ministra palestras em eventos acadêmicos sobre a relação entre "cultura e espaço urbano" e o papel da Geografia Cultural na análise da temática urbana na contemporaneidade. É membro da Rede Cidades Médias e Pequenas da Bahia ? RCMP.
Miguel Cerqueira dos Santos desde cedo tem demonstrado interesse pelas questões do ensino e da pesquisa. Concluiu o ensino médio no curso de magistério e se encantou com a Geografia ainda no curso pré-vestibular. No período de 1982 a 1987, realizou os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, na UFBA. No ano de 1988, obteve aprovação no concurso público docente da UNEB, onde começou a sua aproximação com a pesquisa. No ano de 1991, concluiu o curso de especialização em Análise Ambiental Urbana, na Universidade Estadual de Ceará-UECE. No ano de 2000, concluiu o curso de Mestrado em Geografia, na Universidade Federal da Bahia ? UFBA. No ano de 2009 concluiu o Doutorado na Universidade de Coimbra. Em dezembro de 2014, concluiu a experiência no Estágio Pós-Doutoral em Geografia Urbana, na região Norte do Brasil, na Universidade Federal de Roraima-UFRR.No âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação, vem trabalhando com as disciplinas Geografia Urbana, Geografia do Turismo, Território e Sociedade, Metodologia da Pesquisa e Geografia da Bahia, entre outras. As experiências profissionais, nos últimos anos, possibilitaram o desenvolvimento de trabalhos nas seguintes temáticas: planejamento urbano regional, questões ambientais, análise dos impactos do turismo na costa brasileira e portuguesa, estudos das relações territoriais entre as populações tradicionais e o processo de urbanização, populações de baixa renda e riscos ambientais. A interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, no âmbito acadêmico, resultou em algumas publicações, na condição de organizador, autor e/ou coautor. No formato de livro, destacam-se Turismo e Ambiente Costeiros, no Brasil e em Portugal, Riscos Ambientais e Juventudes, no Recôncavo Baiano, Populações tradicionais e inovações tecnológicas, Realidades Socioeconômicas e Culturais do Recôncavo Baiano, Mutações Territoriais na cidade de Santo Antônio de Jesus, O Dinamismo Urbano e suas Implicações Regionais e Ocupação em áreas de manguezais. No formato de artigo, em revistas nacionais e internacionais, convêm mencionar Urbanização e Riscos Ambientais, na cidade de Salvador, o Papel de Santo Antônio na Rede Urbana do Recôncavo Baiano, Urbanização e Riscos Ambientais no Recôncavo Baiano e potencialidades e Riscos Ambientais na Ilha de Itaparica, frente à implantação do Sistema Ferroviários Oeste, em fase de publicação. Nos anais de congressos nacionais e internacionais, foram publicados vários artigos, mencionados durante o currícluo lattes. No formato de vídeos e de documentários, destacamos a realidade socioeconômica e cultural do Recôncavo Baiano, Ocupação em áreas de manguezais e Relações territoriais e populações afrodescendentes. Atualmente, o referido professor traz boas perspectivas de trabalho, com a recente conclusão do Pós-Doutorado em Geografia Urbana, junto à equipe de pesquisadores do Programa de Mestrado em Geografia, da Universidade Federal de Roraima. Aliado a estas atividades, o Professor Miguel Cerqueira dos Santos tem desempenhado algumas funções administrativas, tais como as coordenações de Colegiado do Curso de Graduação e de Mestrado, Coordenação dos cursos de Geografia da PARFOR e Líder do Grupo de Pesquisa, além da participação em bancas examinadoras, comitês científicos e Conselho Editorial. Enfim, a trajetória de trabalho realizada, no âmbito da vida acadêmica, tem motivado à constante busca pelo aprendizado com a partilha dessas experiências.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador(1990), especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação da Bahia(1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2002) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Politicas Públicas - Avaliação, Políticas Públicas - Análise, Politicas Educacionais, Avaliação - Metodologia, Avalição de politicas educacionais.
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996), Especialista em Geografia pela UEFS/IAT (1998), Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNEB (2003), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutora em Energia e Ambiente junto ao Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente _ CIEnAm da Universidade Federal da Bahia (2006 - 2010). Atualmente é líder do grupo de pesquisa DNAA - Estudos sobre Degradação dos Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente, certificado na UNEB. Desempenhou a função de Professora Substituta da Disciplina Física do Solo, na Escola de Agronomia da UFBA, durante os períodos de 2004 a 2006 e setembro/2008 a janeiro/2009. Exerceu o cargo de Professor Nível 4 junto a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, durante o período de 03/1992 a 04/2011. Atualmente é Professora Titular Nível B, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V, Departamento de Ciências Humanas, lecionando as disciplinas Cartografia Sistemática, Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas, Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto e Pedologia no Curso de Licenciatura em Geografia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Exerce a Coordenação do Laboratório de Geociências. Possui experiência na área de Pedologia, Meio Ambiente, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.